Clipping

(em actualização)

O Congresso na imprensa

external

Lisboa, temos um problema

by  José Mendes – in Diário de Notícias – 04 Dezembro 2022

(…) A existência de um Plano é, a meu ver, uma condição necessária, mas não suficiente. A ação consequente reclama também um programa de investimento, com datas e dotações, a adequada capacidade de projeto, execução e gestão e, por fim, a medida das externalidades – positivas e negativas – dos investimentos. Foi justamente esta a temática do Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes (ADFERSIT), que reuniu na Gulbenkian mais de uma centena de especialistas para debater as formas de aumentar a competitividade através da mobilidade, da logística e do transporte ferroviário. Tive oportunidade de participar na iniciativa, organizando e moderando o seu primeiro painel, dedicado ao enquadramento institucional à capacitação nacional.

[ler mais]

external

"Aposta na ferrovia devia ter sido feita há 30 anos"

by  Fátima Ferrão – in Dinheiro Vivo – 01 Dezembro, 2022

Investimento nos comboios peca por tardio, defende o economista Ricardo Paes Mamede.
Do XVº Congresso da ADFERSIT (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes), que decorreu esta semana na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, saem duas conclusões principais. Por um lado, a prioridade de investir na ferrovia, meta agora suportada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e estratégica no que diz respeito ao cumprimento dos desafios da descarbonização, mas também essencial para o aumento da competitividade nacional. Por outro, a urgência de vencer esta corrida contra o tempo que, diz Ricardo Paes Mamede, “é uma aposta que devia ter sido feita há 30 anos”.

[ler mais]

external

Localização do novo aeroporto de Lisboa condiciona última fase da linha de alta velocidade

in Portocanal.sapo.pt – 30 Novembro, 2022

A última fase da linha de alta velocidade Porto-Lisboa depende da localização do futuro aeroporto na capital. O diagnóstico foi deixado pelo presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, durante um debate no congresso da associação de transportes Adfersit, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

[ler mais]

external

Última fase da alta velocidade depende da localização do aeroporto de Lisboa

by Diogo Ferreira Nunes – in eco.sapo.pt – 30 Novembro 2022

A última fase da linha de alta velocidade Porto-Lisboa depende da localização do futuro aeroporto na capital. Na apresentação do projeto, no final de setembro, tinha sido indicado que o último troço seria entre Carregado e Lisboa. Agora, o presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, assumiu que todos os cenários estão em aberto, durante um debate no congresso da associação de transportes Adfersit, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

[ler mais]